
Como a PNL pode te ajudar a atingir os objetivos de 2023?
Data: 20/01/2023
Autor: Martina Catini Trombeta
O primeiro mês do ano começou com tudo e passou já voando! As metas estabelecidas começam a ser colocadas em prática, ou pelo menos começam as tentativas de chegar ao final do ano com os objetivos concluídos.
É claro que nem sempre é fácil, o caminho muitas vezes apresenta imprevistos que nos fazem mudar alguns planos e, é justamente por isso que, alguns recursos podem ser fundamentais para nos manter focados e determinados a concluir algumas tarefas que desejamos.
A Programação Neurolinguística, PNL, pode ser uma excelente aliada nessa tarefa. Com ela, algumas dicas para programar a nossa mente na direção dos objetivos para que possamos mais facilmente concretizá-los:
- Objetivo positivo
Pensar no objetivo como algo positivo é um grande passo. É melhor mencionar aquilo que quer do que aquilo que não quer. As palavras e os pensamentos criam representações internas que, por sua vez, influenciam as emoções e os comportamentos. Ou seja, não torne sua meta um peso ou algo desagradável em sua cabeça.
Os pensamentos têm um poder extraordinário na criação de estados internos e na capacidade de ação. Precisamos usar a nossa capacidade de raciocínio lógico para influenciar a nossa mente inconsciente, que comunica com uma linguagem mais simbólica e analógica.
- Pensar na concretização do objetivo
Programe sua mente para idealizar aquele objetivo já concluído. Dê sensações, cores, cheiro, momentos para isso. Use a imaginação! O seu inconsciente interpreta esta experiência como se fosse real e como se já tivesse percorrido esse caminho. É como se o seu objetivo se tornasse mais palpável, ao seu alcance.
- Trace objetivos para você e realizáveis por você
Ter a mente aliada com o objetivo é importante, por isso, busque por metas que façam sentido com a sua vida e dependam de você, com isso, cada pedaço do seu corpo irá vibrar com o planejamento e execução da sua meta.
- Objetivos que façam sentido
É preciso pensar nos objetivos como algo atrativo, que precisam ser concluídos. Ou seja, quando pensar em suas metas, pense nas boas consequências que elas trarão.
- Começo, meio e fim
Saiba determinar como é possível iniciar o caminho rumo à conclusão dos objetivos, o que fazer para isso e, principalmente, a forma de reconhecer que chegou à meta final. Todo objetivo deve ter um “plano” por trás e estabelecer o ponto de chegada é fundamental para que sua mente entenda que aquilo foi concluído com sucesso.
Lembre-se que nem todos os planos dão certo, você pode precisar redirecionar o objetivo e recomeçar, também. O mais importante é ter seu corpo e mente alinhados e determinados para uma tarefa, seja ela a mais simples ou complexa possível.
Que seja um ano de excelentes resultados e muitas conquistas internas para todos nós!