:: Blog

Como a Inteligência Emocional pode ajudar dentro do direito.

Data: 16/12/2022
Autor: Martina Catini Trombeta

Nós já abordamos aqui no blog o tema sobre inteligência emocional, seu conceito e como pode ser decisiva na jornada profissional.

Retomando o conceito, segundo a psicologia, inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos, ou seja, ser capaz e ter a habilidade de concluir tarefas e metas mesmo em dias onde você não se encontra tão feliz ou animada para isso. 

Inteligência emocional é saber gerenciar os sentimentos e como agir diante da mudança deles.

Trazendo esse conceito para a vida dos advogados, esse conceito pode ser fundamental para um melhor desempenho na atividade.

A atuação dentro da área advocatícia é, na maioria das vezes, estressante, ainda mais quando se é um profissional autônomo com a necessidade de controlar prazos, acompanhar clientes e gerenciar expectativas, administrar redes sociais e website, além de controlar a parte de contabilidade e finanças da empresa.

Essa é a parte de administração do negócio, sem contar a carga e pressão dos desafios práticos que a atividade envolve. 

O direito é uma profissão que lida diretamente com o conflito e esses profissionais são procurados por seus clientes para que compreendam da melhor forma de lidem com um problema e, assim, apresentem soluções. Muitas vezes as soluções não são aquelas que os clientes querem ouvir.

Partindo do conceito de inteligência emocional e dos pilares que envolvem esse tema, é importante saber aplicar, na prática, conceitos que possam ajudar a não se perder dentro da profissão com o passar do tempo.

É importante ter em mente que você não tem controle total sobre tudo, alguns imprevistos podem acontecer ao longo do dia e nem tudo é garantido e isso vale tanto para seus compromissos pessoais, quanto para os profissionais.

Na área do direito, em especial, surpresas podem surgir e, cada caso é um, ou seja, mais difícil ainda garantir previsões totalmente concretas.

É claro que, quando algo não acontece como planejado, nos gera uma reação emocional – estresse, ansiedade, até mesmo uma dificuldade de retomar a linha de pensamento. Mas isso não pode te tirar do seu eixo, sob pena de comprometer outros casos e clientes.

Ou seja, ter inteligência emocional diante dos desafios da profissão é fundamental para alcançar maior sucesso, afinal, todos nós somos seres humanos e passíveis de sentimentos, reações e atitudes que possam ser prejudiciais.

Busque ajuda quando necessário, trabalhe seus sentimentos e, principalmente, organize suas ideias para que seja possível se organizar da melhor forma dentro de cada desafio.