
Como a PNL ajuda no desenvolvimento profissional?
Data: 26/08/2022
Autor: Martina Catini Trombeta
Inteligência Emocional tem uma relação indissociável com metodologia que estruturamos a nossa mente, e essa intersecção é bastante explorada pelas ciências comportamentais.
Para Daniel Goleman, que é jornalista, escritor e psicólogo especialista em ciências comportamentais, a inteligência emocional pode ser classificada em cinco (a qual pode ser encontrada em seu livro, que leva o nome “Inteligência Emocional)”, sendo elas:
- Autoconsciência – ser capaz de conhecer as próprias emoções, forças, fraquezas, impulsos, valores e objetivos e reconhecer seu impacto sobre os outros enquanto usa a intuição para orientar as decisões;
- Habilidade social – ser capaz de gerenciar relacionamentos para motivar as pessoas na direção desejada.
- Automotivação – possui o ímpeto de realizar por realizar;
- Empatia – entender como os outros se sentem, especialmente ao tomar decisões e;
- Autocontrole – ser capaz de controlar ou redirecionar as emoções e impulsos perturbadores e se adaptar a mudanças das circunstâncias;
As cinco “inteligências” consistem em capacidades do indivíduo em conhecer e controlar as próprias emoções, e consequentemente “domar” os seus impulsos; assim, desenvolvendo a habilidade e a capacidade inata de entender e compreender que o outro e seu mundo interior é diferente do seu (mapa não é território), gerando uma alta capacidade de empatia (colocar-se no lugar do outro); e adotar um comportamento objetiva frente à realidade (as coisas são o que são).
Quando fazemos a intersecção com a programação neurolinguística, a etimologia da palavra “Neuro” faz referência ao sistema nervoso, e “Linguística” refere-se às palavras, imagens e sons, e “Programação” refere-se aos programas que usamos para dirigir nossas mentes. Claro que definimos cada uma das palavras anteriores de uma maneira simplificada, pois o tema é muito mais profundo.
Basicamente, se pode dizer que a PNL consiste em um conjunto de ferramentas e técnicas, que podem ser utilizadas em uma variedade de situações, as quais vêm ganhando espaço quando o assunto é alavancar a carreira e ser destaque entre os profissionais da área. Uma delas é a Programação Neurolinguística, ou PNL, como também é conhecida.
A PNL funciona como um manual de instrução do funcionamento do cérebro humano, da forma como ele capta e registra informações por meio dos cinco sentidos, como estrutura e processa essas informações.
Trazendo isso para o âmbito comercial, essa técnica possibilita aprender comportamentos e linguagens de pessoas consideradas referência em sua área de atuação, o que vai promover o desenvolvimento na sua carreira profissional.
A PNL oferece uma soma de vantagens dentro do espaço corporativo, mas as principais delas são:
- Aumento da confiança
A Programação Neurolinguística permite conhecer melhor a si mesmo e aprender a identificar todos os pensamentos que o motivam alcançar os resultados necessários para se alcançar o sucesso profissional.
- Mentalidade e comportamento
Busca uma mudança de mentalidade e comportamento faz parte do processo. A PNL ajuda a reprogramar as questões que estejam impedindo o crescimento profissional do colaborador dentro da empresa.
- Domínio corporal
Esse tipo de domínio aumenta a percepção de comportamentos que estejam bloqueando o alcance dos objetivos profissionais.
- Controle das emoções
Para um bom resultado, é importante trabalhar, também, as emoções que impactam em todas as ações adotadas no dia-a-dia pelo profissional, o que resulta em processos muito mais eficazes.
Esses são alguns dos pontos trabalhados pela PNL que ajudam, e muito, no desenvolvimento profissional. Além deles, alguns pontos como a redução de conflitos dentro da empresa, melhor orientação nas tomadas de decisões, maior aptidão para negociações dentro do âmbito profissional, são perceptivelmente melhorados com o uso das técnicas da PNL.
Conheça mais sobre a Programação Neurolinguística e aplique nas diferentes áreas da vida para obter melhores resultados pessoais e profissionais.