:: Blog

Sustentabilidade e igualdade de gênero.

Data: 22/10/2021
Autor: Martina Catini Trombeta

Colocar um fim em todas as formas de discriminação contra as crianças e mulheres além de ser um direito humano básico é essencial para o desenvolvimento sustentável.

Os impactos do empoderamento feminino geram um efeito multiplicador no crescimento econômico, bem como impulsionam o aumento do desenvolvimento mundial.

Com a promoção da igualdade de gênero, constata-se que hoje mais meninas frequentam as escolas e ainda, a maioria das regiões já alcançou a paridade de gênero ao menos na educação primária básica.

Quando se analisa o mercado de trabalho, sem dúvida hoje há muito mais mulheres, mas a desigualdade de carreiras ainda é uma realidade. Há muitos obstáculos para que ocupem altos cargos, bem como recebem remuneração menor que homens que eventualmente ocupem os mesmos cargos.

Apesar da existência de leis e normas sociais o tratamento discriminatório em relação as mulheres e meninas ainda persiste, e o que se constata é que a legislação é pouco efetiva na implementação da igualdade de gênero.

Outro ponto de extrema importância é a questão da violência (em todas as suas formas) contra as mulheres e meninas. A pandemia da COVID-19 veio agravar e potencializar as ocorrências das agressões por conta das medidas de confinamento, com restrições de acesso aos serviços, diminuição do contato social, bem como o aumento dos níveis de estresse no ambiente doméstico e familiar e um maior tempo de contato com o agressor.

Qual a relação de igualdade de gênero e sustentabilidade?

Quando falamos de sustentabilidade, automaticamente associa-se ao meio ambiente, preservação da natureza, métodos que possibilitem vivermos em um mundo com menos poluição e poucos associam o tema às relações humanas, que de fato, estão fortemente atreladas a essa questão.

Para que se saiba, a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um estudo referente aos impactos das mudanças do clima no mundo, concluindo que os principais afetados seriam principalmente os mais pobres e aqueles que vivem em países subdesenvolvidos.

Dentro dos grupos mais afetados, as mulheres encontram-se ainda mais vulneráveis que os demais, sendo que as mulheres atualmente correspondem à metade da população mundial, o impacto dessa condição de desigualdade de direitos tem impacto mundial nos índices de sustentabilidade mundiais.

O combate à desigualdade de gênero, portanto, está completamente atrelado a uma ideia global de sustentabilidade. Além de um direito humano fundamental essencial, a igualdade de gênero é essencial à construção de um mundo pacífico, próspero e sustentável.

Referências:

https://www.sdgfund.org/es/objetivo-5-igualdad-de-g%C3%A9nero

https://www.comunidad.madrid/gobierno/informacion-juridica-legislacion/proteccion-datos

https://www.unwomen.org/-/media/headquarters/attachments/sections/library/publications/2020/issue-brief-covid-19-and-ending-violence-against-women-and-girls-en.pdf?la=en&vs=5006

https://www.un.org/sites/un2.un.org/files/policy_brief_on_covid_impact_on_women_9_apr_2020_updated.pdf