
Emoções como motor do nosso comportamento e a desordem dos sentimentos não identificados.
Data: 03/09/2021
Autor: Martina Catini Trombeta
By teaching people to tune in to their emotions with intelligence and to expand their circles of caring, we can transform organizations from the inside out and make a positive difference in our world — Daniel Goleman
Para a obtenção do sucesso e atingimento de metas, 80 a 90% das competências que distinguem os melhores dos medianos são baseadas em inteligência emocional.
O que é inteligência emocional?
Inteligência emocional é a forma como reagimos com o que acontece conosco, como gerenciamos nossas vidas, o que reflete indiscutivelmente na forma como lidamos com os nossos desafios profissionais no mundo líquido, e montamos estratégias para obtenção dos resultados pretendidos.
Assim, o autoconhecimento, de nossas reações, sentimentos, gatilhos comportamentais, faz parte das ferramentas e habilidades a serem desenvolvidas pelo profissional do futuro.
Pensar em um ecossistema com confluências externas, em que os que se destacam devem estar preparados para um futuro que se modifica a todo o tempo, e que diferenciais singelos fazem toda a diferença, exigem um ser humano multidisciplinar, que agregue significativo valor ao mercado, o que, indiscutivelmente, destacam-se as pessoas que com um perfil extremamente adaptativo, claro e consciente.
Entender os nossos sentimentos e emoções é o primeiro passo na busca por essa inteligência emocional.
Controle emocional ou estabilização emocional? Será que conseguimos controlar nossas emoções ou minimizamos os descontroles uma vez que compreendemos a sistemática?
Pois bem, pensamentos geram sentimentos, que levam a comportamentos e consequente, a resultados.
Não conseguimos controlar os nossos pensamentos, porque pensar é diferente de ter pensamentos.
Pensar é algo ordenado, consciente e atende a uma lógica, pressupostos voltados à solucionar, estruturar, criar ou compreender.
Por sua vez, pensamentos surgem indistintamente em nossas mentes, por diversas razões e aleatoriamente, o que nos causa uma confusão mental, pelos diversos sentimentos gerados, sem razões conscientemente fundamentadas, o que faz que com não tenhamos a clareza das coisas.
Esse ciclo, ocasionado pelo espiral de sentimentos aleatórios traz uma tremenda confusão mensal, e nos afasta da inteligência emocional.
Compreender tais conceitos e aplicar na vida é um grande diferencial de visão de mundo!