
Como você está construindo o seu castelo ou quiçá seu império?
Data: 28/05/2021
Autor: Martina Catini Trombeta
“O que você faria se soubesse que não vai falhar”?
Tony Robbins
Sensações positivas e de confiança são uma ferramenta extremamente poderosa para atingir o “sucesso” desejado.
Quando falamos de Sucesso, é importante a consciência que ele é o que você quer para a sua vida nos campos: pessoal, profissional, emocional e financeiro.
É certo que há pessoas que tem um indiscutível sucesso, que chamamos de sucesso notório, mas algumas vezes não é o seu padrão, ou seja, se fosse para você visualizar a vida que gostaria de ter, não seria aquela.
Então, o primeiro passo é estabelecer a visão clara do seu modelo.
- Como é o seu castelo?
- Quem é você no seu castelo?
- Quem são as pessoas que estão à sua volta?
- Como você se comporta em relação a tudo isso?
- Quais as sensações você experimenta?
Quando queremos atingir algo em nossas vidas, o primeiro passo é a clareza do objetivo, quais a metas a serem atingidas, com objetivos de curto, médio e longo prazo.
Uma vez feito isso, todas as etapas passam a fazer muito mais sentido, o que permite o discernimento para lidar com as adversidades dessa trajetória, que são muito mais comuns e tem que ser banalizadas.
Parece estranho internalizar a ideia que lidamos muito mais com coisas que não saem como planejamos quando estamos falando de um padrão de excelência, mas em verdade, quanto mais desenvolvemos a nossa habilidade para lidar a “falha”, mais rápido atingiremos as nossas metas, objetivos e por fim, construir o nosso castelo, quiçá um império.
Normalmente as coisas que nos desestabilizam são aquelas que saem de nossos planos, gerando uma sensação de fracasso, que se alimentado, é, de fato, o funeral da vida com padrão de excelência.
Quando algo sai do planejado, diferenciar o que está ao seu alcance e o que não depende de você permitem uma ação potencializada e poderosa para o exato ponto onde você pode agir.
O sofrimento por coisas que estão fora do seu campo de atuação são armadilhas mentais que levam a procrastinação, sensação de impotência e a imagem do fracasso está formada.
A definição de metas.
Quantas vezes você já visualizou com clareza o caminho a ser seguido?
Estabelecer objetivos é um processo formal de planejamento, em você decide o que deseja fazer e em sequência, avança, passo e progressivamente alcançando o que almeja.
A técnica de metas é uma comprovadamente usada por pessoas de alta performance, independentemente do campo de atuação ou da área a ser desenvolvida, e permite assumir a responsabilidade pelos atos que depende de você, bem como não se culpar por adversidades que não estão ao seu alcance.
A partir do momento que a sua atenção está direcionada para recursos os internos, com a clareza dos recursos externos disponíveis no momento, ou os que serão necessários e ainda não estão ao seu alcance.
Assim, é possível pensar estrategicamente, e de maneira mais clara e positiva sobre como passar do estado atual para o estado de excelência:
- Descreva seus objetivos;
- Defina metas específicas definindo também detalhes exatos, como datas, horas e valores, para que você possa saber exatamente quando alcançou sua meta;
- Trabalhe com metas progressivas e com prazos razoáveis;
- Defina metas realistas.
A maioria das pessoas acaba se perdendo por ter vários objetivos, e está tudo bem. Nesse momento é necessário estabelecer prioridades, o que o ajudará a não se sentir sobrecarregado e sem saber para onde ir e o que fazer a cada momento.
Direcionar a atenção aos seus objetivos mais importantes é uma ferramenta muito poderosa, que dá foco e faz com que as coisas que não são importantes naquele momento, ou não estão ao seu alcance façam surgir a sensação de fracasso.
Lembre-se sempre que que as nossas experiências são criadas pela combinação de como escaneamos o mundo e o que fazemos com isso.
E lembre-se sempre que não há fracasso, a vida é um constante feedback, negativo ou positivo, e o que você faz com isso te coloca no topo ou na sarjeta.