:: Blog

As pessoas são movidas por seus valores e nem sabem!

Data: 23/04/2021
Autor: Martina Catini Trombeta

Já parou pra pensar em como você pensa, sente, age e reage e como isso impacta em sua via?

Pois é, as pessoas são movidas valores, que podem ser tanto presentes como desejáveis por ela, e que determinam a forma ela se comporta na vida.

Os valores repercutem em um conjunto de características de cada uma das pessoas que são determinantes em seus aspectos pessoais, sociais e profissionais.

O que é importante pra você?

Vou explicar alguns dos valores trabalhados em comportamento humanos.

Empatia

A empatia consiste na capacidade de se colocar no lugar do outro, pensar melhor em como agir em relação a ele.  É alterar-se à perspectiva para olhar para cada situação como se fosse você no centro dela.

Amor

O amor é um valor pessoal e de poder imensurável, está presente em quaisquer relações que temos, seja dentro de nossas famílias, nos relacionamentos que se tem com amigos, ou colegas, e é claro, com a gente mesmo.

Podemos ter como o respeito, a compreensão, o compartilhamento, a felicidade, mas para uma melhor compreensão de quem somos, destrinchar cada um deles cabe melhor.

Justiça

A justiça determina até onde vão os direitos de cada indivíduo e começam os seus deveres. A justiça está ligada às leis, e para algumas pessoas pode estar ligada à ética e a moral.

Há pessoas que são mais afeitas a uma justiça própria, que associa a outros valores que podem vir primeiro, como: por amor, entendem como justo algo que não está adstrito a lei.

Honestidade

A honestidade está adstrita a fazer o correto em padrões instituídos, para que  essas pessoas mantenham sua consciência tranquila e não corram o riscos de ter que lidar com as consequências da desonestidade no futuro.

Respeito

Respeitar os outros é respeitar a nós mesmos, manter-se atento em relação aos limites dos seus direitos, não invadindo o espaço alheio. Tratar com educação, não ingressar em aspectos que não lhe caixa, o muitas vezes entender que temos que nos enquadrar em situações por convenções.

Honra

Comportar-se de maneira digna, merecer respeito e a confiança dos demais, independentemente dos benefícios advindos com o comportamento. Relaciona-se, na maioria das vezes, com o reconhecimento dos demais de enxergar a idoneidade.

Liberdade

Gozar do seu livre arbítrio sem dar satisfação aos demais. Fazer escolhas sem que tenha que ter o aval dos outros, viver a vida da forma que desejarem, sem causar prejuízos a terceiros.

Sucesso

Consiste em alcançar os objetivos traçados para si. Em geral temos um modelo de sucesso que serve para nós, e elegemos pessoas que são nossos padrões de sucesso.

Há pessoas que tem um sucesso universal, por exemplo, não há como negar que Steve Jobs é um cara de sucesso, mas as vezes o sucesso dele não é o que queremos para nós.

Em mesmo sentido, há pessoas almejam o sucesso de um líder como Mahatma Gandhi, outros o de Tony Robbins, e por si vai. O sucesso é a medida da sua satisfação e expectativa para a sua vida.

Riqueza

Maximizar os lucros como objetivo de vida, boa saúde financeira, ter dinheiro para não se preocupar se vai faltar. É bastante difundido e desde é propósito de muitas pessoas.

Podemos elencar muitos outros valores, que sim, movem as nossas decisões, e definem o motivo de nos darmos bem com determinadas pessoas e com outras não.

Já tinha parado para pensar a respeito da importância dos valores humanos em nossas vidas?

De fato e por tudo isso, podemos afirmar que os valores humanos afetam a conduta das pessoas, tendo essa consciência, o autoconhecimento é um presente que nos damos, e passamos a saber muito mais sobre nós.