:: Blog

Atendimento online do INSS.

Atendimento presencial do INSS e as inovações tecnológicas do sistema.

Data: 23/07/2020
Autor: Martina Catini Trombeta

O processo de informação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi impulsionado pela pandemia da Covid-19.

O atendimento presencial com filas intermináveis sempre foi um desafio das agências de previdência social, e em um constante progresso o sistema on-line já vem oferecendo um rol mais completo de serviços.

O aplicativo e site Meu INSS foi lançado em 2017. As alterações tecnológicas foram intensificadas no ano passado com a implantação e disponibilização de mais serviços de forma remota.

Sendo algum desses: aceitação de atestados médicos em substituição a realização das perícias, acompanhamento de solicitações de benefícios, cadastro de informações, atualizações cadastrais com envio de documentos comprobatórios, dentre outros.

O processo de informatização é positivo e além de auxiliar ao combate à crise sanitária, servirá para reduzir as filas intermináveis das agências quando os atendimentos voltarem a ocorrer.

De toda forma, a acessibilidade, qualidade e constância do sistema ainda são desafiantes, e há uma série de problemas enfrentados pelos segurados e profissionais juristas que não podem ser resolvidos remotamente.

Com as agências fechadas, não há alternativa que ingressar com ação judicial, o que acaba levando ao segurado a necessidade de procurar um advogado para ver seus direitos implementados.

As pessoas mais idosas ou sem tanto acesso à informação por questões sociais, não têm tanta facilidade, e a função acaba sendo delegada a um parente ou advogado para que não tenha seu benefício suspenso.

Atualmente, apesar de ser possível dar a entrada virtual nos benefícios e acompanhar os procedimentos de forma quase totalmente virtual, a gestão continua com muitos lapsos.

O sistema cai muitas vezes, apesar da ferramenta estar em tese disponível, não cumpri seu papel devido a inoperância.

Fica a crítica de que o atendimento do INSS é muito ineficiente e gerador de pendências ou não solução de problemas, sejam em demandas de mérito no caso de concessão de benefícios, a emissão de simples certidões.

Há previsão de que o atendimento presencial seja retomado em 3 de agosto deste ano de 2020, e quando forem retomados, estima-se que apenas os procedimentos que obrigatoriamente devem ser presenciais serão permitidos.

Os casos específicos de segurados que não possuam acesso aos meios digitais, recairão igualmente às agências físicas, mas não sabe ainda como essas demandas serão tratadas.

O processo de informatização dos serviços do INSS (Instituto Nacional do Segurado Social) acelerado por uma necessidade sanitária, sem dúvida, foi um ponto positivo, que tem muito que ser aprimorado. Relembramos que para os casos não solucionados, para as inoperâncias do sistema, e também quando não há concessão de benefícios, remanesce a via judicial.