Anjos e demônios da tecnologia.
Data: 16/07/2020
Autor: Renan Diez
O ser humano é consumido por suas necessidades. Muitas das nossas motivações surgem da conexão que há entre nossas vontades e nossas ações, sempre objetivando suprir necessidades. Dentre várias teorias, a “Pirâmide de Maslow” é a mais difundida, explicando como os indivíduos são movidos por uma ordem pré-estabelecida, desde necessidades básicas até as mais complexas, das biológicas às psicológicas.
Criada na década de 50 por Abraham Maslow, a Teoria da Pirâmide da Hierarquia das Necessidades, obedece a seguinte ordem: 1. Necessidades fisiológicas básicas; 2. Necessidades de segurança; 3. Necessidades sociais; 4. Necessidades de autoestima; 5. Necessidades de autorrealização. Embora seja aplicada nas escolas de marketing, como fundamental para o estudo de um produto, serviço ou solução, julgo possível um paralelo em qualquer âmbito da vida humana na Terra, já que sempre buscamos satisfação, seja pessoal ou profissional.
Somos movidos por nossas necessidades. Em tempos difíceis de isolamento social, de quebra de paradigmas e inovações disruptivas, vemos a tecnologia como aliada. A tecnologia que tem se mostrado ferramenta essencial para a satisfação de nossas necessidades em tempos de pandemia. No cenário do comércio exterior brasileiro, cada vez mais, a tecnologia é o suporte necessário para chegarmos ao topo da pirâmide.
A Intermodal South America é o segundo maior evento do mundo na área de transporte de cargas e logística. Em virtude da situação atual, a feira foi cancelada e postergada para 2021. Em paralelo, no intuito de satisfazer as necessidades do mundo dos negócios internacionais, a Canton Fair, maior feira de comércio exterior do mundo, foi realizada totalmente em ambiente online em 2020. A feira conseguiu atrair quase 26 mil empresas nacionais e estrangeiras, com quase 2 milhões de produtos expostos. Ainda há muito que evoluir no ambiente virtual, há opiniões controversas entre os participantes e investidores a respeito dos resultados da feira deste ano, mas, é uma amostra e um marco significativo do que a tecnologia nos permite atualmente.
Neste mesmo sentido, muitas empresas já anunciaram que devem mudar toda uma engenharia de trabalho por conta dessa pandemia, novamente, por conta da tecnologia. O home-office passou a ser visto como algo possível, útil e menos custoso. Bons softwares são essenciais. Uma dificuldade de muitos importadores é quanto à geração das notas fiscais. Hoje, há sistemas capazes de gerar notas fiscais extremamente complexas em menos de 2 minutos.
A tecnologia não desacelera. Startups também tem surgido no mundo do comércio exterior. Já existem tecnologias avançadas no que se refere a rastreio de mercadorias, controle de estoques, alertas de atraso ou problemas decorrentes da logística, automação e muito mais.
A tecnologia, até então, é uma aliada da humanidade. A coleta de dados tem cada vez mais valor. Ainda não encontramos o limite que separa a tecnologia das páginas dos super-heróis para as páginas dos grandes vilões da humanidade. A essência de tudo é o início deste texto. A humanidade é consumida por suas necessidades. No futuro podemos ser consumidos pela tecnologia. O Big Data é o novo petróleo.
Renan Rossi Diez. Diretor na Intervip Comércio Exterior. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Pós-Graduado em Administração de Empresas e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela IBE-FGV Campinas. Autor do livro Minuto Comex. Contato: renan@portalintervip.com.br