:: Blog

Atenção segurados e pensionistas, a prova de vida do INSS voltou a ser obrigatória, fique atento para não ter seu benefício suspenso!

Data: 04/06/2021
Autor: Martina Catini Trombeta

A prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS voltou a ser obrigatória a partir desta terça-feira (1º junho). Por conta da pandemia,  desde março de 2020, a exigência da prova de vida foi suspensa.

Lembramos que o  procedimento tem como objetivo evitar fraudes e pagamentos indevidos de benefícios e pensões, e a regularização  garante que o benefício continue sendo pago.

Como realizar a  prova de vida?

A prova pode ser realizada através do banco onde o segurado recebe o pagamento, e aos segurados que têm acesso à internet, via  aplicativo do “meu INSS” sem sair de casa.

Como funciona?

Os aposentados e pensionistas que tiverem a biometria bancária cadastrada poderão usar qualquer caixa eletrônico para fazer a prova de vida. 

O modelo tradicional de atendimento do INSS é presencial e estará em funcionamento, os beneficiários sem biometria, podem comparecer à agência bancária com CPF e documento com foto, e realizar a regularização presencial.

Prova de vida presencial em domicílio

O INSS permitirá, ainda, a prova de vida em casa, com a visita de um funcionário do órgão à residência do segurado. 

Conforme informações disponibilizadas pelo INSS, esse modelo é garantido aos segurados que não estejam em condições de se locomover e a todos os segurados maiores de 80 anos. 

No caso dos segurados sem condições de se locomover, estes devem entrar em contato telefônico pelo 135 ou acessar o site Meu INSS para agendar a prova de vida, e comprovar a condição  por documentos médicos. 

Prova de vida digital

A prova de vida digital pode ser feita pelo aplicativo  “Meu gov.br”, site: https://www.gov.br/pt-br/apps/meu-gov.br). 

Após realizar o procedimento, o segurado deve  acompanhar o resultado da prova pelo próprio aplicativo.

No caso, a biometria facial do INSS utiliza a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Nesta última modalidade, apenas se enquadram os  segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor, com biometria cadastrada na Justiça Eleitoral ou no Departamento de Trânsito (Detran).

Calendário para manter os pagamentos dos benefícios 

Em caso de irregularidades ou ausência de prova de vida, os pagamentos voltarão a ser bloqueados no final de junho de 2021.

No caso, os segurados e pensionistas que deixaram de realizar a comprovação antes de março de 2020 serão os primeiros a terem os benefícios bloqueados caso não se regularizem. 

O que fazer em caso de bloqueio do benefício?

Se o beneficiário perder o prazo e o benefício for bloqueado, será necessário pedir a reativação através do site ou do aplicativo Meu INSS ou por telefone pelo 135, seguindo as informações transmitidas pelo atendente.

Antecipamos que no endereço eletrônico, serão solicitados documentos pessoais, e exemplo de CPF e RG,  comprovante de residência, dentre outros que se mostrem necessários. 

Após preencher o requerimento online, o beneficiário deverá comparecer ao banco para concluir a realização da prova de vida. 

Cuidado com golpes!

Lembramos que o INSS lembra que não entra em contato direto com o beneficiário para pedir quaisquer informações, dados pessoais ou fotografias para realizar a prova de vida. 

Em caso de dúvidas, procure esclarecimentos com profissionais de sua confiança.