:: Blog

Gestão emocional e a roda da vida.

Data: 29/04/2020
Autor: Martina Catini Trombeta

Muitos questionamentos vêm à tona no presente cenário. O desenvolvimento humano e o desenvolvimento organizacional passam a ser um desafio. Emoção é ação, um conjunto de respostas. É um comportamento que o organismo tem em resposta a um estímulo. É a forma como reagimos.

O sentimento é a analise dessa emoção.

Quando entendemos as relações de causa e consequência, passamos a ter a clareza da nossa história. Em nosso dia a dia de trabalho, em geral, caímos no automatismo e deixamos de entender as nossas relações familiares, negligenciamos a nossa saúde até que seja necessária uma intervenção médica, outros não entendem com clareza as finanças. Os relacionamentos afetivos muitas vezes são tóxicos ou superficiais, e o bem-estar tão almejado não é atingido, pois sequer sabemos o que nos faz bem, ou não temos a clareza do que nos faz mal.

Em uma vida em que nos ocupamos com externalidades, programações sociais, viagens, festas, o ir e vir, o consumo de futilidades, ocupamos a nossa vida, passamos o tempo, e não olhamos para nós. De repente, a cortina se fecha, e estamos isolados em nosso interno. As vezes com nossos familiares, outras vezes sozinhos, com nossos companheiros ou poucos amigos. É normal assustar. Afinal de contas não aprendemos na escola a gerenciar nossas emoções, não temos aula de inteligência emocional na escola. Muitas vezes passamos uma vida sem entender as razões que nos levam as nossas escolhas. Quando não temos a clareza das nossas emoções tendemos a culpar outras pessoas, as decisões políticas, a realidade econômica, o mundo…

O nosso fracasso na incapacidade de gerir as nossas vidas nos mantem em uma zona de conforto, pois atribuir a culpa aos fatores externos é mais fácil do que assumir o controle da própria vida. Cuidar da própria vida dá trabalho. O alinhamento e a congruência entre todas as partes de nós, nos auxilia na construção da prosperidade, o sucesso, a paz interior e a felicidade que tanto buscamos e merecemos ter. Quando não estamos bem em qualquer setor da nossa vida, consequentemente, os demais âmbitos acabam sendo impactados negativamente também.

Os desequilíbrios acabam limitando diretamente o nosso crescimento profissional, pessoal e principalmente emocional. A nossa vida interna, que está atrelada as nossas emoções, é determinante nas nossas escolhas. Para evitar esta desarmonia é fundamental ter a clareza do seu estado atual e que efetivamente estejamos em total sintonia com nossas metas. Que tal valer-se do presente momento em que a conexão interior é uma premissa e compreender seus processos internos?

Apresento-lhes a ferramenta da roda da vida. É um exercício pessoal que mede o índice de satisfação em áreas importantes da vida. Consiste em um círculo com formato de mandala, composto por quatro importantes tríades estruturantes e que são: pessoal, profissional, qualidade de vida e relacionamentos. Cada dos indicadores, apresentam três fundamentos essenciais, que totalizando doze áreas analisadas dentro dos quatro pontos centrais acima citados.

As notas variam de 1 a 10, sendo um, o valor mínimo e, dez, o máximo. Quer saber mais sobre você? Está disposto a iniciar a viagem interna? Cadastre-se em nosso blog ou envie-nos um WhatsApp e enviaremos o material completo sobre esta ferramenta.

Martina é advogada, especialista em direitos humanos pela Universidade de Coimbra. Programadora neurolinguística e treinadora comportamental. Mentora em programas de igualdade de gênero e gestão emocional em situações de violência doméstica e familiar.