:: Blog

Calculadora de simulação do Meu INSS.

Data: 22/04/2020
Autor: Martina Catini Trombeta

Desde a reforma previdenciária o “Meu INSS” parou de oferecer a simulação de tempo de contribuição para a concessão de aposentadoria.

O serviço sempre foi um dos mais procurados pelos segurados por disponibilizar, de acordo com as informações que constam das bases de dados do INSS, uma perspectiva sobre as condições de aposentadoria.

Em novembro de 2019, quando as novas regras da previdência passaram a valer, o serviço saiu do ar, e qualquer um que quisesse ter uma ideia sobre a situação previdenciária, passou a ter que buscar orientação especializada.

Isso aconteceu porque o sistema do “Meu INSS” não estava programado para analisar:

  • Direito adquirido às regras anteriores
  • Pessoas que se enquadram em regras de transição
  • Segurados que entram nas novas regras

A novidade é que a calculadora de simulação voltou ao ar, porém é capaz de simular apenas as situações daqueles que estão inscritos no INSS antes de 13 novembro de 2019.

No total, o simulador realiza até sete tipos de cálculos: dois de Aposentadoria por Idade e cinco de Aposentadoria por Tempo de contribuição.

Em breve, a calculadora vai valer também para quem se filiou ao INSS (ou seja, ao Regime Geral de Previdência Social) após a data das mudanças.

Lembramos que o sistema leva em consideração apenas as informações que constam das bases de dados oficiais. São recorrentes as vezes que as informações se encontram com erros, não completas, ou dependem de ordem judicial para que sejam atualizadas.

Por exemplo: períodos rurais que precisam ser reconhecidos e averbados, vínculos de emprego reconhecidos por sentença trabalhista, informações que constam apenas na carteira de trabalho e não estão no sistema, dentre outras…

Caso isso ocorra, é indispensável a consulta de um profissional especializado, para que as medidas cabíveis sejam tomadas, com segurança, e por meios digitais.

Ainda falando sobre as funcionalidades online do INSS, informamos que o cidadão pode pedir aposentadorias, pensões, benefícios assistenciais, atualizar dados cadastrais, bloquear empréstimo consignado, excluir desconto de mensalidades associativas.